Chá Verde

Pesquisa cientificas realizadas nos Estados Unidos e na Europa comprovam que a bebida evita alguns tipos de câncer, previne o envelhecimento e protege o coração

Cada vez mais, cientistas de todo o mundo se rendem ao poderes terapêuticos do chá verde, uma bebida conhecida pelos orientais há cerca de 5 mil anos. Pesquisado cientificamente há 50 anos pelo ocidente, estudiosos descobriram que o chá combate o envelhecimento precoce dás células, diminui as taxas de colesterol, reforça os vasos sangüíneos e evita vários tipos de câncer, especialmente o de pulmão, estômago e boca.

Parece que a bebida também tem ação antiinflamatóriae antigripal, ajuda a prevenir cáries, fortalecendo o sistema imunológico e até facilita a queima de gorduras. Um trabalho realizado por pesquisadores da universidade de Nagayama no Japão, mostrou que beber chá várias vezes diariamente reduz em 30% as chances de um derrame na terceira idade.

Ás fantásticas propriedades medicinais desse chá vêm da planta Camellia sinensis, de um metro de altura, que também dá origem ao chá preto. Como eles sofrem fermentação, o poder terapêutico não é o mesmo do chá verde, cujas folhas são expostas ao vapor cerca de quatro horas depois de serem colhidas. No chá preto. As folhas secam à sombra por 15 horas e, por isso, parte dos princípios ativos são eliminados.

FAZ BEM E AJUDA A EMAGRECER

Estudos científicos realizados na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, compararam os efeitos do chá verde ao coração em relação ao vinho tinto. O resultado foi surpreendente, a bebida dos orientais é mais benéficas as artérias, graças a uma substância batizada de EGCG.

No que diz respeito aos antioxidantes, substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce e por doenças degenerativas, como o câncer – os resultados das pesquisas foram ainda mais animadores: os antioxidantes do chá são até 100 vezes mais eficientes do que a vitamina C e 25 vezes mais do que a vitamina E.

Mesmo com tantas propriedades fantásticas, os brasileiros costumam comprar saquinhos de chá verde em supermercados e casas de produtos naturais e orientais, principalmente por seu poder emagrecedor. Se emagrece! Sim, tudo indica que a bebida acelera o metabolismo, aumentando a capacidade de o organismo utilizar energia.

Um trabalho publicado no conceituado American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o estrato de chá verde pode dar mais energia do que a cafeína pura. Outras pesquisas realizadas na Universidade de Genebra, na Suíça, mostrou que os polifenois aumentam a queima de calorias e o gasto total de energia.

SÓ UM LITRO POR DIA

Apesar de tantos poderes, é preciso consumir chá verde com moderação, pois, como com qualquer outra planta, o excesso pode ser nocivo ao organismo. Segundo médicos, quem exagera na dose pode Ter azia, dificuldade para dormir e ainda ganhar manchas nos dentes. O ideal é não ultrapassar um litro por dia – de seis a sete xícaras. Para preparar o chá, faça uma infusão durante 4 a 8 minutos: ferva uma colher de chá rasa para cada xícara de água. Para quem não gosta do sabor amargo, existem versões do chá verde misturado com frutas secas ou cápsulas com o extrato da planta.

ESSES SÃO OS BENEFÍCIOS

- DIMINUI O COLESTEROL
- REFORÇA OS VASOS SANGÜÍNEOS
- FAVORECE O CORAÇÃO
-
É ANTINFLAMATÓRIO
-
NORMALIZA A FUNÇÃO DA TIREÓIDE
-
AJUDA NA REGENERAÇÃO DA PELE
-
AUMENTA A ENERGIA
-
É ANTIDEPRESSIVO
-
AJUDA A CURAR DOENÇAS DO FÍGADO
-
TEM EFEITO ANTIGRIPAL NO CASO DE CONSUMO PROLONGADO
-
INIBE A FORMAÇÃO DE PEDRAS NA VESÍCULA E NOS RINS
-
PREVINE AS CÁRIES, PÔR CONTER FLÚOR
-
FORNECE BOAS DOSES DE VITAMINAS E SAIS MINERAIS
-
RETARDA O ENVELHECIMENTO POR SER ANTIOXIDANTE
- TEM EFEITOS ANTICANCERÍGENOS

Extraido do site:
www.luzholistica.kit.net

  2003 - Nova Era