Óleos Essenciais 2

MASSAGEM

A massagem é a técnica terapêutica indicada para tratamento da musculatura, alívio de tensão, estímulo da circulação e drenagem linfática. De acordo com o objetivo da massagem, pode-se elaborar óleos específicos como os relaxantes, os estimulantes, os analgésicos e os expectorantes.
O óleo essencial puro não é adequado para massagem, pois tem textura de éter e não desliza. Para se tornar adequado para a massagem, o óleo essencial deve ser diluído em óleos carregadores* na proporção máxima de 3% de óleos essencial, ou seja, 3 ml de óleo essencial para cada 100 ml de óleo carregador.

*Óleos carregadores são óleos vegetais extraídos por pressão a frio normalmente de sementes, são eles: óleos de abacate, óleo de sementes de uva, óleos de gérmen de trigo, óleo de amêndoas, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de gergelim, óleo de jojoba, óleo de macadâmia, entre outros.
Obs: 1 ml de óleo essencial = 25 gotas.

Manipulação de óleo de Massagem

Tipo de Massagem
Óleos Carregadores
Óleos Essenciais
Relaxante Corporal
Sementes de Uva / Gérmen de Trigo
Lavanda / Ylang-Ylang
Relaxante Facial Abacate Lavanda
Relaxante para os Pés Gérmen de Trigo Lavanda / Melaleuca
Descongestionante Semente de Uva Eucalipto
Imunoestimulante Gérmen de Trigo Melaleuca
Desintoxicante Abacate / Gérmen De Trigo / Sem. de Uva Alecrim / Laranja / Melaleuca / Eucalipto
Analgésica Sementes de Uva Alecrim / Lavanda / Melaleuca
Tônica Gérmen de Trigo / Abacate Laranja / Alecrim / Grapefruit / Lemongrass
Afrodisíaca Abacate Ylang-Ylang
Drenagem Gérmen de Trigo / Abacate Laranja / Alecrim / Lavanda
Anticelulite Gérmen de Trigo Grapefruit / Alecrim
Enrijecedora Semente de Uva / Gérmen de Trigo Laranja / Grapefruit / Alecrim
Energética Abacate / Gérmen de Trigo Alecrim / Eucalipto / Laranja
Emoliente Abacate Laranja / Ylang-Ylang
Emagrecedora Gérmen de Trigo Grapefruit
Massagem Capilar Abacate Alecrim / Ylang-Ylang

COMPRESSAS

COMPRESSA QUENTE
Indicada para o alívio de dores como cólicas, pancadas e distensões. Ferva dois litros de água, pingue dez gotas de óleos essenciais conforme o objetivo da compressa. Tenha à mão duas toalhas, embeba uma delas na água e aplique. Quando a toalha atingir a temperatura do corpo, troque-a pela outra quente.
IMPORTANTE! Numa aplicação de compressa quente nunca deixe que a toalha esfrie sobre o local. Aplique por no mínimo 15 minutos e pelo menos três vezes ao dia até que as dores desapareçam totalmente.

COMPRESSA FRIA
Ideal para tratamento de inchaços, queimaduras, cicatrizes, feridas e enxaqueca.
Em um litro de água gelada, pingue cinco gotas de óleos essenciais adequados e aplique até que a compressa atinja a temperatura do corpo. A aplicação deve ser de 15 minutos duas vezes ao dia.

COMPRESSA MORNA
Indicada para o tratamento de eczemas, dermatites e irritações cutâneas.
Nesta compressa, deve-se usar gaze em vez de toalhas.
Em um litro de água morna, pingue cinco gotas de óleos essenciais. Abra a gaze e aplique sobre o local deixando agir por 3 minutos. Repita a operação totalizando 15 minutos.

CATAPLASMA
Emplastro de sustâncias que retêm calor e umidade, como a massa de argila e farinhas aplicadas entre dois panos.
O objetivo da cataplasma é fornecer um calor mais duradouro do que o da compressa quente. Os óleos essenciais podem ser misturados à massa interna ou friccionados sobre o local e posteriormente cobertos pela cataplasma. O de argila possui alta capacidade de absorção das toxinas da pele.


BANHOS

BANHOS COM ÓLEOS ESSENCIAIS
Pelos banhos, os óleos essenciais são transportados para o interior do organismo e beneficiam vias respiratórias, funções orgânicas, pele, musculatura e circulação.

BANHO CORPORAL
Ideal para relaxar.
Misture 10 gotas de óleos essenciais em 10 ml (uma colher de sopa) de óleo vegetal e acrescente 20 ml de leite integral.
Preparar a banheira, a temperatura da água deve estar quente ao máximo suportável pela pele. Entre na banheira e despeje lentamente a mistura de óleos essenciais.
A duração do banho deve ser de 20 minutos.

BANHO DE ASSENTO
Para cuidados íntimos, hemorróidas, fungos, irritações e dores.
Pingue 10 gotas de óleos essenciais em 10 ml de óleo vegetal e 10 ml de leite integral. Prepare a banheira com água até a cintura e derrame a mistura. A duração do banho deve ser de 10 minutos. Para a recuperação e doenças, deve-se aplicar o banho de assento diariamente até o desaparecimento dos sintomas.

ESCALDA-PÉS
Para tratamento de dores, cansaço, frieiras e calos.
Encha uma bacia com água quente. Pingue dez gotas de óleos essenciais sobre uma colher de sopa de sal grosso e misture na bacia.
Mergulhe os pés por 15 minutos. Aplique o escalda-pés de preferência antes de dormir. Mantenha os pés aquecidos durante a noite.

INALAÇÃO E SAUNA

INALAÇÃO
Indicada para o tratamento das vias respiratórias, rinite, sinusite, resfriados, asma e bronquite.
Em dois litros de água fervente, pingue quatro gotas de óleos essenciais indicados para o tratamento. Posicione o rosto sobre o vapor da bacia com cuidado e cubra a cabeça com uma toalha, formando uma cabana sobre a bacia. Feche bem os olhos e inale por 3 minutos, se necessário repita a aplicação por mais uma vez, totalizando 6 minutos. Nos quadros crônicos, a freqüência deve ser de duas vezes ao dia, por três dias.

INALAÇÃO SECA
Ideal para situações em que não é possível o uso do inalador.
Aplique cinco gotas do óleo essencial indicado num lenço e inale.

SAUNA
Os óleos essenciais são as melhores essências para sauna. Dilua duas gotas por concha d’água e derrame sobre as pedras, ou siga as instruções do fabricante da sauna para a aplicação das essências.

SAUNA FACIAL
Ideal para a limpeza e tonificação dos tecidos faciais.
Em dois litros de água fervente, pingue três gotas de óleos essenciais indicados. Com a cabeça coberta por uma toalha, deixe o vapor agir sobre o rosto. Repita a aplicação totalizando 10 minutos.

SAUNA AURICULAR
Indicado no tratamento de otite, dor de ouvido e limpeza.
Numa xícara de chá com água fervente, pingue três gotas de óleo essencial de Melaleuca alternifólia. Faça um cone de papel e deixe o vapor entrar no ouvido por 2 minutos.

TERAPIAS AÉREAS

DIFUSÃO
Método adequado para os tratamentos de ordem emocional e psicológica.
Os óleos essenciais, quando difundidos no ambiente, evocam sensações e memórias que influenciam, através do sistema nervoso central, o humor e o comportamento.
Geralmente os difusores para óleos essenciais trabalham com pequenas quantidades de óleo. Para ambientes com 20m2, utilizam-se dez gotas, aumentando-se a quantidade conforme o tamanho do local.
Os difusores podem ser elétricos, à vela ou pastilhas que absorvem os óleos essenciais e os difundem lentamente.

TABELA DE ÓLEOS ESSENCIAIS

ÓLEO ESSENCIAL
APLICAÇÕES
Lavanda
Relaxante, sonífero
Laranja Doce Equilibrante
Eucalipto Refrescante, mucolítico
Alecrim Tônico, estimulante
Grapefruit Antiderpessivo
Lemongrass Estimulante
Melaleuca Imunoestimulante
Ylang-Ylang Afrodisíaco

PULVERIZAÇÃO


Por ser um método mais rápido que a difusão, a pulverização com spray é própria para a recuperação e desinfecção de ambientes contaminados por germes. A pulverização é também indicada para a aplicação psico-terapêutica do óleo essencial.
Os pulverizadores são sprays manipulados da seguinte forma:
· 10% de óleo essencial (ou mix de óleos essenciais)
· 80% de álcool de cereais
· 10% de água

  2003 - Nova Era